Quantas vezes a gente entra na casa de alguém, acha tudo lindo, maravilhoso, mas sente que está faltando alguma coisa? É como se a casa estivesse super bem vestida, mas falta a ela alma, personalidade. Falta a essência de quem a habita. Falta arte! A prova disso é que o contrário também acontece. Quantas vezes entramos numa casa que tem móveis e objetos normais, nenhum luxo, acabamentos simples, mas nos sentimos super bem, parece que alguma coisa “fala” com a gente de uma maneira única, que deixa nossa alma feliz? Pode apostar que essa casa tem arte!

E não precisa ser um quadro caríssimo de um artista famoso, uma escultura que ocupe uma sala inteira ou paredes apinhadas de obras de arte. Às vezes, basta uma única peça que seja a cara de quem habita aquela casa para tornar tudo mágico, para virar o centro das atenções, para ser o estopim de uma gostosa e interessante conversa.

Se você tem algo assim na sua casa, parabéns!, você sabe muito bem do que eu estou falando. Se você ainda não tem, acho que posso te dar algumas dicas de como atingir esse charme que falta na sua casa.

Uma das coisas que eu mais ouço nesses anos todos que curto e trabalho com arte é a seguinte frase: “eu até gosto de arte, mas não entendo nada a respeito”. Eu sei que isso não é uma desculpa, é um fato real mesmo. No fundo, o que eu acho que acontece na maioria das vezes, é que as pessoas têm medo de assumir seu gosto em relação à arte.

Mas vamos desconstruir esse fato. Em primeiro lugar, nós fomos criados vendo os meios de comunicação, principalmente a tv e o cinema, enaltecerem, colocarem a arte num pedestal, num patamar de desejo e aquisição inatingíveis. Isso criou em muitos de nós um bloqueio, um distanciamento que em nada ajuda o acesso a ela e o nosso simples “gostar”.  Arte é muito mais simples e acessível do que isso.

Em segundo lugar, vamos focar na tal expressão “eu não entendo nada”. Aqui eu tenho uma ótima notícia para você que pensa assim. Eu também não entendo!!! Eu poderia ficar páginas e páginas aqui tentando te ensinar fundamentos da arte para te ajudar a “entendê-la”, mas isso é bobagem. Durante cinco anos, eu tive um programa de rádio onde eu entrevistei mais de 250 artistas visuais, curadores, historiadores, professores de arte, galeristas, colecionadores etc. Certa vez, uma artista que eu adoro falou a seguinte frase para mim: se eu crio um trabalho e as pessoas não entendem é porque eu falhei na minha intenção, eu não consegui me comunicar, me expressar da maneira que queria. Isso foi lindo e libertador. Hoje, quando eu olho um trabalho de arte e vejo que não “entendo”, eu ponho a culpa no artista! É claro que eu estou exagerando. Muitas obras são geniais, mas são relativamente herméticas, conversam com coisas que a gente não conhece, com a história do artista, seus dramas, seus anseios, enfim, coisas que precisam estar escritas num papel para ajudar a gente a “entender”. No entanto, a melhor notícia que eu vou te dar hoje é que, apesar de tudo isso, as únicas coisas que você deve levar em consideração na hora de adquirir um trabalho, uma obra de arte é:

Primeiro. Me agrada ao olhar? Afinal de contas, você, a princípio, vai conviver com ela por um bom tempo e ninguém quer ter em casa algo que rejeita ou apenas suporta visualmente.

Segundo. Me emociona? Eu sempre fico em dúvida se essa seria a primeira ou a segunda razão, mas, enfim, é uma pergunta super importante. Emocionar não é fazer você cair de joelhos ou chorar copiosamente, tá? Emocionar é simplesmente provocar sensações que você, muitas vezes, nem sabe descrever, mas que te agradam imensamente. É quando o trabalho conversa com você, todo dia você descobre uma coisa nele. É gostar muito sem ter que explicar. Mais do que isso, é filosofar.

E, por último, se eu posso pagar sem ter que me endividar e acabar com o nome sujo na praça. Básico, né? Uma bela obra de arte não precisa ser cara. Caros são os trabalhos de artistas renomados representados por galerias famosas, que expõem no mundo todo. Se você não é um colecionador profissional ou um milionário que quer decorar a casa só com trabalhos de grandes artistas, existe um número infinito de excelentes artistas com trabalhos que eu tenho certeza que flertarão com seu olhar, te farão se emocionar e que você vai pagar sem ter que fazer contas. Não preciso nem dizer que aqui é um dos lugares onde você vai realizar esses desejos, correto?

Bem vindos ao Caratapa. A gente está só no começo, mas pode entrar que a casa é sua.